Onde a poesia tem cheiro de café...

segunda-feira, 30 de junho de 2014

SOLITATE

Com 1 Comentario

O sol raiou com timidez,
O vento soprava com rouquidão,
A chuva era tão mansa que mal dava para ouvir seus passos,
E a lua por ser nova estava carente do sol.
Parece que tudo tem suas fases,
Exceto a saudade...
Ela é sempre forte,
Desinibida,
Grita alta,
Tem passos largos,
Não tem idade,
Não tem fase,
Tem face!

Adriano Alves.

+1

Um comentário :

  1. Durante muito tempo, o sol foi visto como uma divindade, senhor do céu e do dia. Ele era reverenciado como um deus poderoso. Ao decorrer do tempo, o Homem notou que ele é somente um corpo celeste que está no centro do nosso sistema planetário.
    Evidentemente, a vida aqui, na terra, depende do sol, não há discordância sobre está questão. Sim o sol foi e é muito importante para o homem.
    No poema ele é tímido, que coisa linda de se dizer sobre sol. Timidez não no sentido de quem se oculto, nada disso, é aquela timidez de quem chega de mansinho, vagarosamente, no sapatinho. Ele não brilho de uma vez para não ofuscar a visão de quem o contempla, timidamente, ele vem clareando (nascendo) as trevas da noite escuras.
    Nessa dança matutina, o vento grita tão silenciosamente que fica rouco, ele sopra sobre nós e nos empresta um pouco da rouquidão que lhe própria, e assim somos “ventos” que passa com voz rouca.
    Há ventos roucos nos dias da vida, mas há, também, ventos que são canções que empurrão, ao tocar as velas, nosso barco diário, afinal de contas “tudo” tem suas fases. Como a lua que olha o sol de soslaio, a distância, mas é tão intensa nesse contato que reflete a luz dele sobre nós, seres humanos.
    É uma dança saudosa. Sim, olham-se ao longe, mas não se tocam a saudade morar entre eles e por isso a lua é carente, mas e o sol não o é?
    A face que a lua mostra a terra é a face do brilho do sol, ou seja, é o reflexo do outro, mas seu lado oculto é a saudade sem fase, forte, desinibida.
    Sim, a saudade tem face, está oculta nos reflexos exteriores de quem ver a luz somente sob uma única face.

    ResponderExcluir

Postagens populares