Onde a poesia tem cheiro de café...

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Amigo-Abrigo

Com 1 Comentario

Amigo rima com abrigo.
Assim...
Amizade é um abrigo que a gente adentra descalços.

Adriano Alves.

+1

Um comentário :

  1. Se nós fossemos avaliar a personagem, Homer Simpson, moralmente, ele não passaria em nenhum teste. O caráter dele é mais do que duvidoso. Quem assiste o desenho “Os Simpsons”, nota que ele é um sujeito se capacidade alguma, inclusive intelectual. Ele é um peso morte na vida. Não tem bons ensinamentos para os filhos. O casamente é carregado pela esposa dele. Homer é um sujeito que não tem nada de virtuoso.
    Qual a razão dele ser este ser abjeto? Simples, ele tem muitos chegados, mas nenhum amigo. Tem colegas de boteco (Barney, Carl e Lenny), porém sem amizade verdadeira e profunda. Ora, sem amizade verdadeira, não se desenvolve um caráter integro (Aristóteles). Ter um amigo de verdade é ter uma casa, amigo rima com abrigo e neste abrigo somos confrontados em relação em nossa maneira de viver e isso gera caráter. Amigo rima com abrigo e é por isso que nos obriga a brigar pela nobreza que há em uma relação de amizade forte e leal.
    Homer não cresce, porque não tem amigo para partilhar suas metas, ideias, alegrias ou tristezas. Viver sem amizade verdadeira é ser um Homer na vida (coloco “amizade” no singular, porque amizades são repletas de falta de amigos verdadeiros). Ele é um tagarela. Não tem a ciência de que “Um amigo deve ser mestre tanto na arte de adivinhar como na de permanecer calado.” Amigo, até quando cala, diz coisas profundas.
    Homer adora beber, talvez seja reflexo da falta de amigo, pois “Não há solidão mais triste do que a do homem sem amizade. A falta de amigo faz com que o mundo pareça um deserto.” E como Homer vive em um deserto tem sede, mas bebe algo que não o deixa saciado.
    A matemática da amizade funciona de forma estranha. Por exemplo, quanto menos amigos, mas verdadeira é amizade. Quanto mais amizades, menos se tem amigos verdadeiros. Estranho não?
    Amigo lembra amanhecer, ou seja, continuar vivo a cada dia, pois quem amanhece acordou outra vez.
    Amigo lembra música, as melodias, os ritmos e as letras são distintas, mas uma boa música é um encontro com os deuses, assim é um bom amigo.
    Amigo rima com abrigo? Sim, pois ele é a cobertura em dia tenebrosa de tempestade assustadora.
    Aqui não cabe dizer o que um amigo não é, uma vez que a ideia é o que ele é: abrigo. Abrigo é Tudo aquilo que protege de algo indesejável, como ataque, perigo, calor, vento, chuva, tempestade, frio, nós próprios etc.
    Mafalda Veiga, cântaro de Portugal, canta uma música que tem o nome ”Meu abrigo”, ela pode dizer um pouco mais sobre o amigo que rima com abrigo. Aliás, meu abrigo, rima com MEU AMIGO!


    (Música)
    "Olha pra mim
    Deixa voar os sonhos
    Deixa acalmar a tormenta
    Senta-te um pouco aí

    Olha pra mim
    Fica no meu abrigo
    Dorme no meu abraço
    E conta comigo
    Que eu estarei aqui

    enquanto anoitece,
    enquanto escurece
    e os brilhos do mundo
    cintilam em nós
    enquanto tu sentes
    que se quebrou tudo
    eu estarei
    sempre que te sentires só

    Olha pra mim
    Hoje não há batalhas
    Hoje não há tristeza
    deixa sair o sol

    Olha pra mim
    fica no meu abrigo
    perde-te nos teus sonhos
    e conta comigo

    enquanto anoitece,
    enquanto escurece
    e os brilhos do mundo
    cintilam em nós
    enquanto tu sentes
    que se quebrou tudo
    eu estarei sempre
    que te sentires só

    enquanto anoitece,
    enquanto escurece
    e os brilhos do mundo
    cintilam em nós
    enquanto tu sentes
    que se quebrou tudo
    eu estarei sempre
    que te sentires só

    eu estarei sempre
    que te sentires só"

    Agora que vamos entrar neste lugar, tiremos os tênis, o solo é sagrado.


    ResponderExcluir

Postagens populares